Dnit promete concluir obra e liberar Ponte de Igapó até o final de maio


As obras de reestruturação do Complexo Viário da Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte de Igapó, na zona Norte de Natal, seguem em andamento e devem ser concluídas até o final de maio de 2025, segundo previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Os serviços começaram há 19 meses e o tráfego no local continua parcialmente interditado.

Inicialmente orçado em cerca de R$ 20,8 milhões, o projeto passou por ajustes e agora o investimento total previsto é de aproximadamente R$ 30 milhões.

“O DNIT informa que que a execução da obra está dentro do previsto. A expectativa é de que até o final de maio/2025 o tráfego seja liberado na sua totalidade, ou seja com 100% da obra concluída. A autarquia salienta que está sendo devidamente cumprido o cronograma de pagamento das medições previsto em contrato firmado com a empresa executora. Ao todo estão sendo investidos aproximadamente R$ 30 milhões na obra”, diz nota enviada pelo DNIT.

A intervenção faz parte do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE), com recursos do Orçamento Geral da União. As obras abrangem desde as fundações até a superestrutura da ponte, que inclui faixas de rolamento, passeios de pedestres e juntas de dilatação.

O projeto contempla:

  • Restauração e reforço de estacas, blocos e pilares
  • Demolição de estruturas deterioradas
  • Substituição do asfalto
  • Substituição dos aparelhos de apoio
  • Reforço de vigas
  • Recuperação de barreiras de refúgio
  • Recuperação de guarda-corpos

Uma estrutura cicloviária também está sendo implantada.

Segundo o DNIT, cerca de 70 mil veículos cruzam a ponte diariamente. A estrutura é considerada um dos principais eixos de mobilidade urbana da capital e fundamental para a integração da região metropolitana.

Histórico

A Ponte de Igapó, com 600 metros de extensão, nunca havia passado por reformas desde a construção de suas duas partes – a primeira em 1970 e a segunda em 1985. Atualmente, apenas um lado está liberado para o tráfego, o que tem causado transtornos a motoristas e ao transporte público.

As obras começaram oficialmente em setembro de 2023, mas o processo de reabilitação teve início em 1º de setembro de 2021, com a homologação da licitação para os projetos básico e executivo. Desde então, técnicos do DNIT desenvolveram os projetos de engenharia para viabilizar a execução da obra.

Além dos transtornos atuais, a população da zona Norte já enfrentou dificuldades no trânsito com intervenções anteriores nas obras da Avenida Felizardo Moura e no entorno do Viaduto da Urbana.

Fonte: Tribuna do Norte


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