Natal: 62,5% dos consumidores planejam comprar presentes para namorados


Às vésperas do Dia dos Namorados, muitos natalenses ainda estão se dirigindo aos grandes centros comerciais da capital em busca de opções para presentear e alternativas para comemorar, enquanto os lojistas vivem a expectativa de um aumento no faturamento. De acordo com uma estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio), a data deve movimentar até R$ 412 milhões. O valor representa um aumento de 15,8%, em relação a 2023, quando foi esperado R$ 355,9 milhões.

Em um shopping localizado no bairro do Tirol, em Natal, os lojistas relatam um aumento de procura nos dias que se aproximam da comemoração. Fabiane Lacerda, 44 anos, é gerente de uma loja de bolsas, calçados e acessórios femininos, e menciona que mesmo sendo uma data fixa, os consumidores optam pelas compras de última hora e esperam um aquecimento das vendas durante a terça (11) e quarta-feira (12). “Nós nos preparamos ainda mais para esses dias, porque muitas pessoas trabalham durante o dia e optam por vir nos últimos momentos, principalmente à noite”, explica. A pesquisa da Fecomércio RN também aponta uma indecisão dos consumidores, onde 25,3% afirma que deve presentar para o Dia dos Namorados, mas ainda não decidiram o que comprar.

Adriano Guaraná, 47 anos, tem 18 anos de relacionamento com Roseli. Juntos, são pais de duas meninas, uma de 13 e outra de 10 anos. Mesmo casados, ele diz que não deixa de presentar a esposa e planeja um jantar especial, também com participação das filhas. “O importante é comemorar, independente do tempo e das companhias”, relata. Adriano ressalta que a troca de presentes é uma tradição entre o casal e neste ano pretende gastar em média R$1 mil.

Segundo o levantamento da Fecomércio RN, as intenções de compra registraram um aumento significativo em Natal, com 62,5% dos consumidores planejando adquirir presentes para a data, comparado aos 57,6% do ano anterior. A maioria dos consumidores que planejam ir às compras são homens (68,2%), e a faixa etária predominante é de 25 a 34 anos.


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